quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Análise Loja Bô.Bo

Emanuelle D. Gonçalves Dias
Suelen Scorsi

Resumo: Análise da linguagem visual, como forma, cor, equilíbrio e texturas de uma loja de roupas femininas de alto padrão, tanto na fachada como em todo seu interior. Através dessas análises é possível saber qual a imagem que a marca e a loja querem passar e o perfil do seu cliente. 

Palavras-chave: bo.bô, loja de roupas, análise, formas

Introdução

Foi realizada uma análise da loja Bô.Bo - Bougeois Bohême, localizada no Center Shopping,  Uberlândia -MG para a disciplina de semiótica, do curso de Design da UFU. Os principais pontos a serem analisados são as cores, formas, linhas e texturas.

Materiais e métodos: Análise dos elementos visuais da loja como cor, linha, forma, textura e dimensão, através de fotos registradas em visita à loja.  

Logo na fachada se nota que esta é uma loja para um público específico, onde a marca não está preocupada em divulgar seus produtos, e sim restringir para seus clientes, de modo que se sintam em um ambiente mais íntimo, particular.

Esta parte é logo na entrada. Pode se notar que o ambiente é superlotado de informações, e as roupas ficam todas expostas em araras e em alguns manequins. Destacam-se as poltronas vermelhas, o tapete sobreposto de pele de animal e as banquetinhas de onça, que dão um ar mais clássico à loja.


A marca segue um conceito mais clássico e é em seu geral bastante escura, nas escalas de preto, cinza e branco, exceto por este espaço quase que dentro de uma "moldura" onde as cores chamam a atenção.


Este ambiente da loja fica na parte de trás da vitrine. Pode-se notar que o ambiente tem um equilíbrio, causado pela simetria do espaço, presente até nos elementos como os sapatos, que parecem estar espelhados. Também são simétricas a disposição das araras e das roupas nos mostruários.


Alguns detalhes da composição da loja.





Muitos elementos se repetem, como algumas roupas expostas, sapatos, banquetas e poltronas. 
O tênis dentro de um expositor de vidro fechado com o nome da marca na sola, e a mesa central com roupas expostas também como um aquário fechado, remetem à ideia de serem elementos limitadíssimos, para poucos. As molduras nas paredes e os elementos como o dourado e o vermelho dão um ar mais clássico, e, misturado com outros elementos como rebites, cores escuras, e alguns detalhes como as caveiras, dão uma ideia de rock inglês.



Referencial: Sintaxe da linguagem visual, Donis A. Dondis; Martins Fontes


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